terça-feira, 31 de março de 2009

Respostas das questões sobre Parágrafos e Monografia

Questão sobre parágrafo

Garcia conceitua parágrafo como a unidade de composição constituída por um ou mais (de um) período, em que se desenvolve determinada ideia central... a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e decorrentes dela.
O conceito acima descrito refere-se ao parágrafo do tipo padrão. No entanto, a
depender da natureza do assunto, da sua complexidade, do propósito, da competência do autor, e dos vários processos de desenvolvimento ou encadeamento das ideias, pode haver diferentes tipos de estruturação de um parágrafo. Assim, mesmo fugindo à norma padrão, deve-se tomar cuidado para que o pensamento, e as ideias expressam-se e desenvolvam-se de forma coerente, objetiva, precisa, pois proporcionará ao escritor as diferentes nuances de sua idéia principal.
O parágrafo padrão estrutura-se da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução – consiste no tópico frasal, onde se expressa a ideia principal do parágrafo, definindo seu objetivo;
Desenvolvimento – consiste na ampliação da ideia principal, agregando a esta as ideias secundárias;
Conclusão – consiste na retomada da ideia principal tendo por consideração os aspectos selecionados no desenvolvimento.
Vejamos o seguinte exemplo:
A arte(...) é tudo o que pode causar uma emoção estética (introdução), tudo que é capaz de emocionar suavemente a nossa sensibilidade, dando a volúpia do sonho e da harmonia, fazendo pensar em coisas vagas e transparentes, mas iluminadas e amplas como o firmamento, dando-nos a visão de uma realidade mais alta e mais perfeita, transportando-nos a um mundo novo, onde se aclara todo o mistério e se desfaz toda a sombra, e onde a própria dor se justifica como revelação ou pressentimento de uma volúpia sagrada (desenvolvimento). É, em conclusão, a energia criadora do ideal.
(Farias Brito, apud Clóvis Monteiro
Nova antologia brsileira, p.19)



Análise da Monografia

Questão 2

O trabalho analisado quis mostrar que através da ludicidade a pessoa adquire o autocconhecimento e conhecimento do outro, ajudando a tornar-se solidário; e que auxilia quanto ao enfrentamento dos obstáculos que o mundo oferece. Assim, permite que os educadores a analisem e reflitam quanto a ludicidade em suas atividades, pois as mesmas deverão proporcionar a criança a construir e a fortificar a sua maneira de ser, criando sua identidade, pois estão comunicando e expressando o seu mundo. Além disso, as atividades lúdicas estimulam os sentidos da criança, coordenando o que vêm com o que fazer, fazem com que experimentem diversos papeis e adquirem novas habilidades. Ao analisar o papel da ludicidade, pretende ressaltar a importância do brincar, bem como, a necessidade do educador trabalhar com o lúdico, pois é no momento da vivência que se dá, mesmo em meio a dor, prazer, incertezas, autonomia, o autocconhecimento.
Essas abordagens: o papel da ludicidadse, a ludicidade no desenvolvimento do sujeito, a importância do brincar - são pontos relevantes, pois desperta a consciência para o brincar e da necessidade dos educadores levarem em consideração, na elaboração do planejamento, os jogos e as brincadeiras.

Questão 3
A análise deste trabalho possibilitou a confirmação que o na infância é muito importante pra o crescimento intelectual, social e cultural.
Compreender o papel da ludicidade no desenvolvimento cognitivo nas crianças de 0 a 5 anos permite a realização de atividades lúdicas que desenvolva os raciocínio e as potencialidades, solucionando problemas e ampliando a imaginação; a ludicidade permite que a criança compartilhe seus sentimentos, perceba seus limites, e estimula o desenvolvimento da criatividade, compreensão das coisas abstratas , pois estimula o pensamento. Percebe-se a importância da ludicidade no processo ensino/aprendizagem e como ela é fundamentalmente importante nos primeiros anos de vida, para desenvolvimento do o senso crítico e a autonomia.
Trabalhando a ludicidade, através do brincar, aumentará a inteligência, saúde física, e mental. A criança consegue: expressar seus sentimentos, superar obstáculos, adquirir novas vitórias. Nesta construção, a ludicidade não deverá ser tratada com exclusão e seleção muito menos ser negada, pois prejudicará o desenvolvimento cognitivo do ser em formação. Vale lembrar que cabe aos educadores e profissionais da educação desenvolver discussões e reflexões quanto a este tema de supra importância.

Lenilda Santana Rodrigues

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