quarta-feira, 25 de março de 2009

RESUMO/PROPOSTA

QUESTÃO 04:Resuma brevemente qual é a sua tese, hipótese, mesmo de forma provisória e defenda a sua proposta como inédita, inovadora, original, importante.
Está é minha tese: Como se dá a aquisição da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos?
É essa por enquanto, mas quem sabe até eu terminar, não mude.

Segundo Diretrizes Nacionais elaborada em 1994 pela Comissão Nacional de Jovens e Adultos
a educação básica de jovens e adultos é aquela que possibilita ao educando ler, escrever e compreender a língua nacional, dos conhecimentos essências das ciências sociais e naturais, e o acesso aos meios de comunicação e o esporte. Amplia-se ao integrar processos educativos desenvolvidos em múltiplas dimensões: a do conhecimento, das práticas sociais, do trabalho, do confronto de problemas coletivos e da construção da cidadania.
A Alfabetização de Jovens e Adultos, na visão do Capitalismo, é uma necessidade que a cada dia torna-se mais urgente principalmente por causa da competitividade no mundo do trabalho e as inovações tecnológicas que exigem que os trabalhadores tenham no mínimo o domínio da escrita e da leitura para garantir um emprego, seja ele qual for. São milhares de pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada e agora sentem a necessidade de aprender a ler e escrever. Esses trabalhadores são compostos em sua grande maioria de trabalhadores rurais, domésticos e da construção civil.
Atualmente no Brasil existem vários programas de Educação de Jovens e Adultos desenvolvidos por iniciativas governamentais e não-governamentais e o Estado tem investido grandes quantias nessa modalidade de educação, mas infelizmente os índices de analfabetismo no país ainda são alarmantes. Podemos atribuir esse fracasso a uma série de motivos como: O desvio de verbas, a má aplicação do dinheiro público, falta de capacitação dos professores, a curta carga horária dos cursos, a falta de infra-estrutura dos espaços, a falta de motivação dos alunos, a evasão, em fim motivos não faltam. Mas será que um dos principais motivos para esse fracasso seja a dificuldade que o jovem ou adulto sente para compreender o processo de aquisição da escrita? Durante muito tempo a Educação de Jovens e Adultos se assemelha a Educação Infantil. Os métodos, o material didático e até o modo de tratar os adultos eram iguais aos das crianças. Diante disso investigamos como um jovem ou adulto aprende a ler e escrever? Quais aspectos precisam ser levados em consideração? E o que diferencia um adulto de uma criança no processo de ensino - aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário