quarta-feira, 25 de março de 2009

Continuando sobre Monografia escolhida

A estrutura do sumário da dissertação é a seguinte:

SUMÁRIO

LISTA DE QUADROS..............................................................................VII
LISTA DE GRÁFICOS........................................................................... VIII
RESUMO......................................................................................................IX
ABSTRACT...................................................................................................X
1 INTRODUÇÃO........................................................................................11
2 RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL.....................................................16
2.1 RAÇA: CONSTRUÇÃO SOCIAL E TROPO...................................16
2.2 FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL BRASILEIRA: BREVE
RECORTE HISTÓRICO....................................................................20
2.3 A DOUTRINA DO BRANQUEAMENTO.......................................23
2.4 A “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL....................................26
2.4 O NEGRO NO PARANÁ..................................................................31
3 A ESCOLA E AS RELAÇÕES RACIAIS ............................................43
3.1 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: A REPRODUÇÃO................46
3.2 O CURRÍCULO “OCULTO” ............................................................55
3.3 O SILENCIAMENTO NA ESCOLA ................................................60
3.4 A FUNÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ...............................................67
3.5 A IMAGEM DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO..........................72
3.6 A CONSTRUÇÃO DA LEI 10.639/03 E SEU PAPEL NA
EDUCAÇÃO ......................................................................................80
3.6.1 A LEI 10.639/03 COMO FRUTO DA LUTA ANTI-RACISTA DO
MOVIMENTO NEGRO..............................................................86
4 METODOLOGIA DA PESQUISA........................................................94
4.1 PASSOS METODOLÓGICOS..........................................................94
4.2 CARACTERÍSTICAS DO CAMPO................................................100
vi
5 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E ANÁLISE ....................104
5.1 OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.......................109
5.2 RESULTADOS DAS ENTREVISTAS: ..........................................117
5.4 OS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS ....................................140
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................166
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ...............................................173
ANEXOS.....................................................................................................186

E o Resumo se apresenta da seguinte forma:

RESUMO
Esta pesquisa teve como pano de fundo as reflexões em âmbito nacional em relação ao tema das
relações étnico-raciais no Brasil. O foco central de estudo foram as relações raciais e as práticas
educativas de professores, especificamente dentro da realidade sócio-educacional de escolas
públicas na cidade e região metropolitana de Curitiba. Para isso, à luz da lei 10.639 de 2003 sobre o
ensino de História da África, analisou-se como estão representados o negro e a história da África
nos livros didáticos de história de 6ª e 7ª séries, qual é a visão dos professores e qual vem sendo sua
prática pedagógica em sala de aula. Para tanto, delimitou-se como universo de pesquisa e estudo de
caso uma escola localizada na periferia da cidade de Curitiba. A partir de uma abordagem
qualitativa de natureza interpretativa, foram entrevistados profissionais pedagogos, professores,
funcionários e alunos para saber como se dão as relações étnico-raciais na escola. Analisou-se
ainda, in fine, como as práticas docentes têm contribuído para a discussão do papel da escola
(problematizadora/reprodutora) em relação às práticas discriminatórias a negros no ambiente
escolar. A pesquisa evidenciou elementos que constataram as hipóteses levantadas, tais como:
formas de silenciamento da questão racial e de práticas discriminatórias na escola; a idéia de
democracia racial brasileira perpassando todo o ambiente escolar; os livros didáticos analisados não
avançaram na problematização e na desconstrução das imagens negativas dos negros, que ainda
estão associadas à escravidão e à inferioridade do negro na formação cultural do País, principal
reivindicação dos movimentos negros desde a década de 70; a lei 10.639/03, apesar de 4 anos de
sua implementação, é pouco conhecida e não está sendo colocada em prática pelos professores
desta escola; há formas de racismo explícito e implícito no ambiente escolar, negado pelos
professores, denotando estarem pouco preparados para lidar com a questão racial em sala de aula.
No final da pesquisa, evidenciamos a importância da lei 10.639/03, se não para resolver totalmente
o problema educacional dos negros, mas, para contribuir na problematização das relações raciais e
apontar novos caminhos para diminuir as grandes diferenças sociais existentes no interior das
escolas de todo o Brasil.
Palavras-chave: relações étnico-raciais, educação, livros didáticos, escola pública, discriminação.

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