quarta-feira, 25 de março de 2009

MONOGRAFIA PESQUISADA

“A educação popular e a emancipação humana: matrizes históricas e conceituais na busca pelo reino da liberdade.”

O autor discute a emancipação humana, como um dos constituintes da educação popular, explicitando suas idéias em torno do projeto de libertação humana, que se inscreve na perspectiva do materialismo dialético, sendo a liberdade uma luta pela humanização e hominização contra a coisificação.
A pesquisa pretende mostrar quais as contribuições da educação popular para a emancipação humana, abordando sobre a necessidade de que a EP (Educação Popular) necessita esta fincada na constituição de novas relações econômicas, sociais e culturais, caminhando na direção do reino da liberdade e deste modo, alguns princípios orientadores podem ser pontuados, a partir da interlocução com os autores, num viés histórico-conceitual, tendo como fundamento o trabalho com sujeitos concretos. Neste contexto a EP se apresenta como um instrumento de grande poder libertador e transformador.
A Educação Popular procura trabalhar pedagogicamente as pessoas através de maneiras coletivas de aprendizado e investigação, de forma a desenvolver a capacidade de análise crítica sobre a realidade, bem como a propiciar o aprimoramento das estratégias de luta e enfrentamento. Um dos elementos fundamentais de seu método consiste em utilizar o saber anterior do educando como ponto de partida do processo pedagógico. Valorizando a diversidade e a heterogeneidade dos grupos sociais envolvidos, as iniciativas dos educando e a comunicação entre o saber popular e cientifico.
Desta forma, interessei-me por investigar na minha monografia quais as transformações ocorridas, ou seja, como ocorre a emancipação humana apostando-se na Educação Popular, como:
- uma alternativa libertadora das angustias e perversidades imprimidas pela proposta neoliberal de desenvolvimento;
- consagradora de homens e mulheres como sujeitos autores e transformadores capazes de construir sua própria história;
- busca para propiciar, a todos, os recursos para conhecer, compreender e agir na sociedade para que se emancipem e deixem de serem sujeitos submissos.

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