quinta-feira, 26 de março de 2009

O PARÁGRAFO

O parágrafo pode ser definido como um conjunto de frases que formam uma sequência de idéias com sentido, com lógica. Os parágrafos são as estruturas que compõe um texto e podem ser caracterizados da seguinte maneira:
LONGOS: presentes em textos científicos e acadêmicos, nesse tipo ,é exigido uma explicação mais complexa, po menorizada, com exemplos e especificações.
MÉDIOS: esse tipo de paŕagrafo é encontrado em livros, revistas e jornais.
CURTOS: Presentes em chamada de notácia,artigos, cartas sociais,editoriais ,livros,infantis.
Nos parágrafos sempre está presente o tópico frasal, porque ele é o foco central por meio do qual as idéias se norteiam.
Há alguns modelos de parágrafos que seguem o tipo de texto, por exemplo:
O NARRATIVO: apresentará parágrafos que relatam uma série de ações e diálogos;
NO DESCRITIVO: os parágrafos estarão envoltos em adjetivos, comprações,, argumentos detalhados sobre o que está sendo escrito;
NO DISSERTATIVO: os parágrafos estarão divididos entre o que introduz, os que desenvolvem as idéias e o que finaliza a exposição.
É importate que o texto tenha coesão e coerência entre os parágrafos. É necessário que se identifique um sequência de idéias que possuem sentido e camanham para um conclusão.

SANDRA AGUIAR

Essa pesquisa foi baseada no texto sobre paŕagrafo de Sabrina Vilarino graduada em Letras Equipe Brasil Escola com adaptações (SÍNTESE) de Sandra Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário