terça-feira, 31 de março de 2009

ATIVIDADE: APRESENTAR TEXTO SOBRE UMA MONOGRAFIA ESCOLHIDA RESPONDENDO ÀS 04 (QUATRO) QUESTÕES GERADORAS.


ATIVIDADE: APRESENTAR TEXTO SOBRE UMA MONOGRAFIA ESCOLHIDA RESPONDENDO ÀS 04 (QUATRO) QUESTÕES GERADORAS.

Questão 01
)O objetivo deste trabalho de pesquisa bibliográfica e empírica consiste numa investigação sobre os aspectos teóricos - práticos do processo de ensino e de aprendizagem no que se refere ao uso pedagógico dos contos de fadas na Educação Infantil, tendo como estudo de caso o colégio Pitágoras,especificamente o grupo cinco matutino.
Desta forma, o objetivo foi analisar a relação entre as propostas teóricas sobre a importância para o desenvolvimento infantil e as práticas quanto ao uso dos mesmos naquele espaço. Fez-se necessário um estudo teórico aprofundado para se chegar as respostas das questões levantadas na problemática do tema.
Sendo assim, a pesquisa situou os contos de fadas na literatura infantil, traçando o panorama histórico dos mesmos, mostrando ainda de que forma a psicanálise concebe o psiquismo infantil e como os contos de fadas podem auxiliar a criança no seu processo de desenvolvimento.
Procurou-se com caminho metodológico que questionasse as teorias e estimulasse a reflexão sobre a prática, por meio de observações, entrevista e estágio nesse espaço. Os alunos foram de suma importância para se chegar à conclusão de que é preciso descobrir quão importante é usar os contos de fadas na Educação Infantil, dentro de uma proposta construtivista, pois eles têm na base a vida real, e que a literatura infantil não é “infantil” ou pueril, como o senso comum (distraído) a considera. E acima de tudo é um excelente meio de educação a ser explorado.

Questão 02) A monografia apresentada foi dividida em 6 capítulos:

1.História da Literatura Infantil;

1.1 Conceitos e concepções;

1 1.2 Percorrendo a história: origem, família e escola;

1 1.3 Natureza da Literatura Infantil;

1 1.4 História da Literatura Infantil no Brasil;


2 História dos Contos de Fadas;

2.1 Origem dos Contos de Fadas;

2.2 Diferenças entre as narrativas maravilhosas;

2.3 Um olhar psicanalítico sobre os Contos de Fadas;

2.3.1 Diferenças entre as narrativas simbólicas;

2.3.2 Complexo de Édipo;


3 Ressignificando os Contos de Fadas - Numa proposta de Estágio;

3.1 A realidade de uma escola;

3.2 Contos de Fadas na construção de uma rotina significativa;

3.3 Teoria versus prática docente - Análise da entrevista;


4.Considerações Finais;


5.Referências bibliográficas;


6 Anexos;


Os capítulos estão agrupados em três partes. O primeiro capítulo vem trazendo algumas interrogações dos estudiosos quanto à natureza e ao objetivo da leitura de um modo geral, mostra as circunstâncias que provocaram o surgimento da literatura infantil, na busca de compreendermos suas características e o papel social que desempenha. Discute a natureza da literatura infantil: arte literária ou pedagógica? Uma vez que a mesma vem assumindo diferentes formas desde que, no século XVII, começou a ser escrita como tal: Literatura para crianças. Traça o panorama histórico da literatura infantil brasileira, ressaltando a contribuição de Monteiro Lobato no processo de ressignificação da mesma. E faz um convite ao estudo dos contos de fadas, gênero que o consagrou.

O segundo capítulo faz uma viagem maravilhosa pelos labirínticos caminhos percorridos pelos contos de fadas, desde a sua origem até os dias atuais. Ao mesmo tempo em que esclarece a natureza das narrativas maravilhosas: contos de fadas e os contos maravilhosos, procurando distinguir as diferenças existentes entre os mesmos que embora sejam semelhantes, são gerados por problemáticas diferentes. Mostra a profunda riqueza simbólica e a importância dos contos de fadas no processo de desenvolvimento psíquico da criança, revelados por estudos psicanalíticos, dentre eles os difundidos pelo psicólogo, Bruno Betthelhein. E ainda, apresenta as diferenças existentes entre as narrativas simbólicas: contos de fadas e fábulas, evidenciando um dos problemas da literatura infantil; divertir ou instruir? Ou ambas? Eis a questão... E finalmente vem mostrando a importância dos contos de fadas na resolução do complexo de Édipo.

O terceiro capítulo apresenta um estudo de caso que se deu na Escola Armando Xavier, no grupo cinco do turno vespertino. Desta forma, vem trazendo algumas respostas a cerca do objeto da pesquisa, quanto ao uso dos contos de fadas pela professora, do grupo. As respostas foram conseguidas através de observações na referida instituição escolar, especificamente no grupo supracitado, bem como análise de uma entrevista concedida pela professora. E ainda relata uma experiência de estágio, relacionando com a prática da professora.



Questão 03) O tema dessa pesquisa “O uso Pedagógico dos Contos de Fadas na Educação Infantil Um Estudo de Caso” constitui-se num estudo pautado em pesquisa bibliográfica e empírica, com objetivo de analisar a relação entre as propostas teóricas sobre a importância dos contos de fadas no espaço da Educação Infantil da Escola Municipal Armando Xavier na Cidade de Jacobina no grupo cinco.

A pesquisa pretende ainda, apresentar como se deu o surgimento da literatura infantil; Estudar a importância dos contos de fadas e o seu uso pedagógico na Educação Infantil; Analisar a relação entre o conhecimento teórico sobre contos de fadas e o seu uso pedagógico na Educação Infantil e Identificar a concepção da professora a respeito da necessidade (ou não) da utilização dos contos de fadas como instrumento pedagógico.

A metodologia básica desta pesquisa foi desenvolvida qualitativamente, através de pesquisas bibliográficas sobre o tema, pesquisas de campos com observações de estágio no referido grupo cinco, bem com entrevista à professora da turma pesquisada.

Foi feita uma coleta de dados que se deu por meio de pesquisas bibliográficas, visto que a mesma estará presente em qualquer processo de pesquisa. . Essa revisão bibliográfica foi feita mediante leitura sistemática, com fichamento de cada obra, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em questão.

Foi feita pesquisa de campo para obter dados para analisar o uso pedagógico dos contos de fadas na referida escola e grupo. Essa pesquisa de campo se deu por observações da turma durante os meses (julho e agosto) para colher dados a respeito de como está sendo utilizado os contos de fadas, que contos estão sendo trabalhados, o grau de interesse das crianças e da professora etc.


Questão 04) Levando-se em consideração a grande importância nas dimensões, social, afetiva, histórica e pedagógica dos contos de fadas, faz-se necessário pesquisar como esses textos têm sido trabalhados em sala de aula, se a ideologia implícita nessas narrativas está sendo discutida com as crianças, em que medida os contos de fadas podem contribuir para as produções textuais infantis, em fim, qual a verdadeira intenção pedagógica da utilização dessa literatura infantil junto às crianças pequenas.

Os contos de fadas ensinam pouco sobre as condições de vida na moderna sociedade de massa; eles foram inventados muito antes que ela existisse.

Daí surge a necessidade de um estudo aprofundado sobre a importância dos mesmos na educação infantil, visto que através deles podem-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos e as soluções corretas para as situações difíceis do que com qualquer outro tipo de estória, dentro de uma compreensão infantil.

A criança deve receber ajuda para dar sentido ao seu turbilhão de sentimentos. Ela encontra este significado nos contos de fadas. Daí sua relevância social.

Todos nós em algum momento de nossas infâncias, já vivemos sob os encantos dos contos de fadas. Porém observa-se em nossa sociedade um crescente processo de banalização desses históricos. Sob o império de Walt Disney e outros, os contos, herança cultural da humanidade, têm sido deturpados, perdendo suas características originais. Nesse sentido surgiu o nosso interesse pela realização dessa pesquisa, aprofundando os conhecimentos quanto da importância dos contos de fadas, para assim recuperar e ressignificar o uso dos contos de fadas na educação infantil. Uma vez que trabalhamos um projeto de pesquisa e estágio na Educação Infantil abordando o tema.
Nesse contexto é fundamental que o professor seja conhecedor da importância dos contos de fadas no desenvolvimento da criança para assim fazer uso pedagógico dos mesmos na educação infantil.

Investigar o uso dos contos de fadas na educação infantil engloba uma série de questões complexas.

Os contos de fadas são pouco utilizados na instituição escolar e, quando são, devem servir como modelo de uma tarefa escolar. Não é contar ou não uma história de fadas o que importa, mas a forma como isto é feito e a sua finalidade em uma instituição escolar.

Percebe-se que o que está em jogo no desenvolvimento dessa atividade é uma concepção de infância que permeia o discurso pedagógico. A infância institucionalizada deve moldar-se a um padrão cientificamente determinado. A emoção, a fantasia e a criatividade tanto dos alunos como dos professores devem ser normatizados e encaixados em um modelo idealizado do que se determinou como cultura e sociedade.

Nesse aspecto questiona-se: a professora da Educação Infantil do grupo cinco, do Colégio Armando Xavier é conhecedora da importância do uso dos contos de fadas na educação infantil? Como estão sendo trabalhados em sala de aula?

Transformados em tarefas escolares os contos de fadas perdem sua função lúdica e estética e impedem que as emoções sejam vivenciadas. Ao mesmo tempo, acredita-se que impulsos mais primitivos podem ser aprisionados e impedidos de se manifestarem. O que amedronta os professores quando deixam que a fantasia e emoção fluam livremente? Parece que o medo maior é de que os impulsos mais primitivos surjam e não possam ser controlados.

Impulsos que eles aprendem duramente a controlar e que correm o risco de serem revividos.

Para dominar desejos insatisfeitos, os contos de fadas, desde suas origens, representam importantes formas de expressão. Como representações psíquicas, encerram os dramas pertencentes aos homens e, em uma linguagem poética, transformam nossos desejos, tornando-os aceitáveis à nossa consciência. De forma artística, os contos de fadas simbolizam fantasias infantis universais. Exercem uma importante fusão no desenvolvimento infantil e auxiliam a criança a conhecer o mundo e a se reconhecer. Os contos de fadas sempre tiveram a função de distrair e instruir, podendo ser um valioso instrumento auxiliar na educação da criança. Ao mesmo tempo em que aliviam pressões inconscientes, constroem um sistema metafórico e simbólico, podendo ser considerado um rico instrumento pedagógico.




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