quarta-feira, 25 de março de 2009

Monografia escolhida

Olá Turma!

Na realidade eu estou encantada com uma dissertação que descobrir acessando a internet. Tive grandes dificuladades em achar uma publicação de uma monografia na tematica pesquisa, que versa sobre a Lei 10.639/03, por isso ao encontrar essa dissetação, achei pertinente socializar com as colegas.
O mestrando, cujo nome é Abel Ribeiro dos Santos, defendeu sua dissertação no ano de 2007. O tema tem o titulo de: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO DE CASO
A universidade onde foi defendido este honrado trabalho foi a UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Que na opinião o trabalho ficou muito rico, pelo fato de ser uma região do país, onde a discriminação racial é notória, pois há um embraquecimento da população lá existente.
Abel inicia seu trabalho com uma foolha dedicada a duas citações:
“A grande tarefa no campo da educação” há
de ser a busca de “caminhos e métodos para
rever o que se ensina e como se ensina nas
escolas públicas e privadas, as questões que
dizem respeito ao mundo da comunidade
negra” (ROCHA, 1998, p. 56).

Respeitem meus cabelos, brancos.
(Chico César)
Respeitem meus cabelos, brancos
Chegou a hora de falar
Vamos ser francos
Pois quando um preto fala
O branco cala ou deixa a sala
Com veludo nos tamancos
Cabelo veio da áfrica
Junto com meus santos
Benguelas, zulus, gêges
Rebolos, bundos, bantos
Batuques, toques, mandingas
Danças, tranças, cantos
Respeitem meus cabelos, brancos
Se eu quero pixaim, deixa
Se eu quero enrolar, deixa
Se eu quero colorir, deixa
Se eu quero assanhar, deixa
Deixa, deixa a madeixa balançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário