quarta-feira, 25 de março de 2009

Meu Pré projeto de monografia

Turma,

O tema de minha monografia, atualmente está definido como: MUDANÇAS OCORRIDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR PARA TRABABALHAREM A LEI 10.639/2003
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 04


PROBLEMA E OBJETIVO DE PESQUISA 05


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06


A LUTA E HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS NEGROS 06



A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 09


ETNIA, RAÇA E RACISMO (Discriminação e Preconceito) 10

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES 11

METODOLOGIA 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Este projeto discute as mudanças ocorridas no processo de formação continuada dos professores da rede municipal de salvador para trabalharem a lei 10.639/2003 nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa inquietação surgiu através da analise os documentos oficiais acerca da Lei nº. 10.639: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Parecer CNE/CP 003/2004, a Lei nº. 10.639 de 09 de Janeiro de 2003, a Resolução nº. 1 de 17 de Junho de 2004 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etinico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os documentos supracitados fez levantar alguns questionamentos sobre a viabilidade e efetiva concretização nas Instituições de ensino público, em especial as da Rede Municipal do Salvador, e considera-se importante verificar se está ocorrendo uma capacitação dos profissionais diretamente envolvidos nessa relação de ensino-aprendizagem, que é a figura do professor, principal ator na concretização da Lei.
Na construção de uma democracia profunda, bem como a contestação da exclusão, os sujeitos deverão passar por uma formação mais crítica e na qual possam se posicionar, comprometidos com a transformação social e as condições de vida digna de amplos setores da população. É necessário também que se criem condições de sujeitos construtores de outras utopias sociais, onde não ocorram às segregações e se respeitem as diferença, isso somente será possível se houver uma escola diferente, uma escola de professores e alunos: sujeitos críticos e reflexivos.
A Lei 10.639 busca – e espera-se que com a implementação esta situação se modifique – tratar de forma verdadeira e coerente a condição do negro na sociedade brasileira assim como a contribuição do povo africano e sua História e Cultura. Até então a educação excluiu as contribuições do povo africano, ou este foi tratado de forma estigmatizada. E para que isso ocorra é muito importante que o educador esteja com formação de base bem sólida e consiga assim desmistificar alguns conceitos acerca dos negros escravizados em nossa terra Brasil e sua cultura africana.A proposta central deste Projeto de Pesquisa é identificar as mudanças ocorridas no processo de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Salvador para trabalharem a Lei 10.639/2003 nas séries iniciais, para tal serão analisados o nível de formação teórico - pratico do professor com a lei 10.639/03, que tipo de contato está efetuando, quais cursos de educação continuada estão realizando e que atividades de formação partiram da Secretaria de Educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Analisar o contexto histórico da questão racial abordado nas escolas;

Observar se a esfera municipal está oferecendo gratuitamente os cursos de formação continuada e capacitação para os professores trabalharem a Lei 10.639/03;

Verificar como as Escolas Municipais de Salvador estão trabalhando em seu Projeto Político Pedagógico a questão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;

Identificar qual o percentual de professores que estão realizando cursos de formação continuada ou se já realizaram;


Verificar de que forma os Conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira estão sendo trabalhados em salas de aula na Rede Municipal da Cidade do Salvador;
Metodologia
Será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, e para tanto, serão feitas entrevistas com os professores de duas escolas da Rede Municipal de Salvador com o objetivo de fazer uma comparação acerca da efetivação da Lei 10.639/2003, entre as Escolas Municipais: Escola Municipal do Pau Miúdo, localizada no Bairro do Pau Miúdo, e a Escola Maria Quitéria, localizada no Bairro das Pitangueiras. Ainda serão analisadas as Diretrizes Curriculares Municipais lançadas pela a SMEC (Secretaria Municipal da Educação e Cultura) elaboradas em parceria com o CEAFRO para implementação da Lei 10.639, de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos ensinos Públicos e Privados resultou na mudança da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9.394 em 2003, além de realizar visitas as escolas a fim de observar os conteúdos na prática docente e finalmente será feita uma analise dos dados disponíveis no CEAO/CEAFRO. O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) é um órgão suplementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado em 1959 para o estudo, a pesquisa e ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como na área dos estudos das línguas e civilizações africanas e asiáticas. CEAFRO (Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero) um órgão suplementar do CEAO a respeito da capacitação dos professores.
Fontes Primárias - entrevista com professores das Escolas supracitadas. Analise dos planos de aula e observação de algumas aulas no período de aproximadamente um mês, a fim de perceber a utilização da lei no currículo.
Fontes Secundárias - documentos disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Salvador relacionado ao tema.

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