quarta-feira, 25 de março de 2009

Monografia escolhida!!!

A monografia que escolhi para responder as quatro questões geradora é do curso de graduação de pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O tema: FUNÇÃO SOCIAL DO LETRAMENTO
O autor: ROBERTO JOSÉ INÁCIOData : fevereiro de 2004QUESTÃO 01:Defina os seus objetivos a partir de uma descrição detalhada de alguma situação inicial ou situações problemas concretas (empíricas) que poderá evidenciar a eclosão da proposta presente, caracterizando a dimensão lacunar, ponto de partida (perspectiva da deficiência estética e ética) que configura o olhar problematizante e promove uma pesquisa, uma procura.A monografia escolhida trata de uma questão atual: a função social do letramento. Esta temática busca colaborar na construção de idéias acerca do termo letramento e na reflexão sobre as questões sociais que envolvem o cidadão diante de uma sociedade grafocêntrica. Para fundamentar o assunto o autor Roberto José Inácio usou algumas referências bibliográficas para utilizar como argumento teórico, a fim de construir o alicerce da sua argumentação
Ele escolheu este tema, com a finalidade de compreensão da relação
leitura/escrita e seu uso nas práticas sociais
As Questões Orientadoras são:
por que se fala, hoje, em analfabeto funcional?; como pode o letramento contribuir para a prática social do sujeito?; de que forma o letramento pode contribuir para a inserção do sujeito no mundo grafocêntrico?, procurei dispor das definições abordadas por teóricos que definem tais conceitos através dos seus trabalhos publicados, e apliquei-os à realidade do contexto social em que vivem determinados sujeitos.
Por fim, as considerações sobre o trabalho apresentado e a bibliografia.
Com todas estas questões, meu propósito é contribuir na divulgação do conceito de “letramento”, levando-o da reflexão para a prática, afim de tenhamos uma sociedade mais consciente do seu valor.

QUESTÃO 02:Especifique quais as possíveis modificações, efeitos e transformações pragmáticas (fatuais), cognitivas (mental ou percepções) e doênticas (dever ser) desejadas inicialmente e articule as mesmas, justificando as suas opções metodológicas e os procedimentos propostos.

A monografia é composta por três capítulos sendo que em cada capitulo se compõe em subcapítulos.
O autor aponta o conceito do letramento para o uso efetivo da leitura e escrita nas práticas sociais. Ele enfatiza que a questão abordada é ampla, pois requer um envolvimento dos profissionais em educação na inserção social dos indivíduos nos mais diversos estilos e tipos de textos existentes em seu dia a dia. A metodologia usada por ele consiste :
1) revisão de literatura de autores como:
Magda B. Soares, Leda Verdiani Tfouni, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Ângela
Kleiman, Álvaro Pinto, entre outros.
2) observação de algumas aulas (em salas
diferentes) buscando analisar as práticas realizadas em tais locais e relacionandoas com a prática social do sujeito.

Aponta o papel do educador em sua grande
missão, que seria o de estreitar a distância entre a escrita e a realidade social do indivíduo, usando os meios necessários para consegui-lo.Podemos considerar, então, o letramento como a satisfação de uma
necessidade que, em nossa sociedade, tem se transformado algo imprescindível para uma completa inserção do indivíduo em seu meio social. Entretanto, quando ele não a alcança, sente - se inferiorizado como conseqüência do seu despreparo para enfrentar, tanto os mais simples requisitos de qualificação básica, ou requisitos mais complexos de leitura, escrita e interpretação de conceitos, como acontece em organizações complexas, como das indústrias, comércio, serviços burocráticos ou similares. Por isso, a autora Tfouni ressalta:
“A ausência tanto quanto a presença da escrita em uma sociedade são
fatores importantes que atuam ao mesmo tempo como causa e conseqüência de transformações sociais, culturais e psicológicas às vezes radicais”

QUESTÃO 03:Indique formas possíveis de identificar o que poderá ser atingido e assim o que poderá saber o que poderemos ter alcançado pragmaticamente, cognitivamente ou deonticamente e qual o momento de dar um término de nossa monografia.

O autor alcanço os requisitos pragmaticamente e cognitivamente. O momento do termino é quando você consegue atingir todos os objetivos propostos e chega a uma conclusão.

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