quarta-feira, 25 de março de 2009

Monografia escolhida

"Afetividade e Aprendizagem: Resoluções das dificuldades do Aprendiz"

A autora dessa monografia inicia seu trabalho apresentando as questões que serão abordadas no decorrer do trabalho. Ela apresenta as desmitificaçoes de mitos com relação as dificuldades de aprendizagem, apresentando diversas abordagens sobre o assunto.

A aluna tb explana no seu trabalho algumas teorias,utilizadas para responder os seus questionamentos, como a psicologia psicanalítica de Sigmund Freud e seus seguidores que focaliza os processos afetivos e emocionais do desenvolvimento da personalidade e da socialização. Além das teorias cognitivas de Jean Piaget e Vygotsky, sendo que o primeiro investiga o processo de aquisição do conhecimento intelectual da criança, resultado da interação com o meio e o segundo fundamenta seus estudos nas relações sociais entre o indivíduo e o meio exterior, mediada por sistemas simbólicos.

O trabalho se desenvolve em três etapas, primeiro o lugar ocupado pela afetividade na obtenção do conhecimento, em seguida, destaca as implicações nas dificuldades de aprender e por fim, a descrição de um estudo de caso que envolve um estudante que tem dificuldades de aprendizagem.

Pude perceber na leitura dessa monografia que a dimensão pragmática aparece em quase toda a estrutura do texto, na explanação das teorias dos estudiosos e também no estudo de caso, que é o relato de algo real, indiscutível. Porém, a análise dela feita ao estudo de caso, parti para a dimensão congnitiva, pois ela demonstra seu pensamento diante da situação. Não percebi a dimensão deontica na monografia estudada.

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