quarta-feira, 25 de março de 2009

tipo de parágrafo

Parágrafo Descritivo

É aquele que descreve o objeto, ser, coisa, paisagem ou até mesmo um sentimento. Tal descrição se dá pela apresentação das características predominantes e pelo detalhamento destas. É, portanto o objeto matéria da descrição.

Uma descrição perfeitamente realizada não se mostra pelas minúcias descritivas do objeto e sim pela compreensão deste através da imagem reproduzida pela rica imaginação e pela utilização correta dos recursos de expressão, apresentando traços específicos do objeto da descrição, sem se preocupar com os supérfluos.

A descrição deve apresentar o ponto de vista do observador, ou seja, o ângulo do qual será feita a descrição, não só o físico, mas também a atitude da observação.

Quanto ao objeto a ser descrito, deve o autor apresentar o posicionamento físico deste, de forma a permitir ao leitor a firme criação do cenário em sua mente. Esta apresentação se dá pela disposição ordenada dos detalhes, o que cria uma cadeia de idéias que será absorvida pelo leitor.

O posicionamento psicológico é outro ponto a ser apresentado. Este direciona a descrição para caminhos diversos: o do subjetivismo, quando o autor deixa transparecer o seu estado de espírito, suas preferências e opiniões, assim descrevendo não apenas o que vê, mas o que pensa ver, usando para tal, expressões carregadas de conotação; a descrição pode ser também direcionada para o objetivismo, que é a pura descrição, fidelíssima ao que se vê, retratando exatamente o quadro contemplado, e desta forma, com a pura utilização da linguagem denotativa.

Os personagens devem também ser descritos, e esta, reveste-se de maior complexidade pois, a simples enumeração de características tornaria o personagem desinteressante. Deve então o autor, valendo-se dos recursos de linguagem, formar uma representação viva do objeto descrito, transmitindo além das características físicas, o retrato psicológico do personagem.

A descrição deve abranger também a paisagem ou ambiente, e não como resultado de mera observação, mas como de um contágio efetivo da natureza ou ambiente sobre o autor, o que o integra ao quadro e permite maior dinâmica à descrição. Ao descrever paisagem ou ambiente, cuidados especiais devem ser tomados para que não se valorize em demasia aspectos secundários, deixando à parte os principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário