terça-feira, 17 de março de 2009

AULA DO DIA 12-03-09

O professor passou um trabalho onde cada estudante deverá pegar uma monografia pronta para ler e aprofundar seguindo as orientações abaixo. Estas orientações mais abaixo são para guiar o trabalho com a monografia pronta (de preferência com o mesmo tema de sua monografia) e futuramente nossa monografia. Quem ainda não tem um tema deve pensá-lo e desenvolver este trabalho com ele.
Cada aluno terá de 5 até 10 minutos para a apresentação da monografia.
Este trabalho deve ser apresentado para o grupo nas próximas aulas.


1) Defina seus objetivos a partir de uma discussão detalhada de alguma situação inicial ou situações problema concretas, empíricas que poderão evidenciar(eclosão, surgimento, saída da proposta presente, caracterizando a dimensão lacunar estética e ética que configura o olhar problematizante e promove uma busca.

2) Especifique quais as possíveis modificações, efeitos, transformações pragmáticas, factuais ( feitas práticas) cognitivas (mentais, de percepção), de ótica (urgência ou de pricípios étnicos ou comportamentos morais-culturais desejados inicialmente) e articule as mesmas justificando as suas opções metodológicas de forma especial nos universos escolhidos e os recortes e as abordagens metodológicas assim como os procedimentos propostos.

3) Indique formas de identificar o que poderá ser atingido e assim poder saber o que podemos ter alcançado pragmaticamente, cognitivamente ou deonticamente no fim do trabalho/texto.

4) Resuma brevemente qual a sua tese, hipótese, mesmo de forma promissória e defenda a sua proposta como inovadora, inédita.

Estas orientações são para guiar o trabalho que deve ser realizado do mesmo modo com o nosso tema de monografia. Quem ainda não tem um tema deve pensá-lo e desenvolver este trabalho com ele. Primeiro será feito o trabalho analisando uma monografia pronta e depois faze o trabalho com nosso tema, que será apresentado mais adiante.

Ah! Devemos descrever também a estrutura da monografia que pesquisamos. Dizer se ela possui:

Elemento pré-textuais:
- capa
-contra-capa
- folha de apresentação
-dedicatória(opcional)
-Agradecimento
-Epígrafe(opcional)
-Resumo em letras vernáculas
-Resumo em língua estrangeira
-Sumário.


Elementos textuais:
Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Elementos pós-textuais:

-Referências
-Glossário, apêndice, anexo, índice (opcionais)

Esses elementos monográficos, nossa colega Lenilda pegou dos livros:

-A monografia na Universidade (1995).
Geraldo Inácio
Papirus Editora

-Como fazer monografia na prática
Takesky Tachizawa e Gildásio Mendes
FGV- editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário