quarta-feira, 25 de março de 2009

O QUE É PARÁGRAFO?

Define-se como “uma unidade do discurso que tem em vista alcançar um objetivo”.
“O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”.
Pode haver diferentes tipos de estruturação do parágrafo, tudo dependendo, é claro, da natureza do assunto e sua complexidade [...] tanto quanto da espécie de leitor a que se destine o texto.
Essa unidade do discurso que é o parágrafo apresenta inicialmente uma frase genérica, básica, denominada frase nuclear ou tópico frasal.
À idéia básica são associadas, pelo sentido, outras secundárias. Se outras idéias básicas estiverem em um mesmo parágrafo, diz-se que se trata de um parágrafo irregular, uma vez que se deve abrir novo parágrafo sempre que novas idéias surgirem.
São exigências fundamentais de um parágrafo a unidade e a coerência.
Estrutura do parágrafoO princípio orientador da formação de um parágrafo é o mesmo da elaboração de um texto com vários parágrafos: há sempre necessidade de uma introdução, desenvolvimento e conclusão.
Um procedimento indicado como técnica para melhorar o desempenho da redação é estabelecer um objetivo para alcançar em todos os parágrafos.
Se a idéia central do parágrafo é difícil de ser identificada, é inespecífica, melhor é refazê-lo até assegurar a objetividade e clareza esperadas.
O parágrafo não deve reduzir-se a seu aspecto visual-estético, nem terá a extensão medida em centímetros, mas em conteúdo. Ao introduzir um fato ou argumento novo, muda-se o parágrafo; daí que toda idéia nova deve ser desenvolvida em parágrafos separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário