segunda-feira, 23 de março de 2009

Questões de projeto de monografia

Como o professor passou essas questões para nós, estou divulgando minhas respostas ( não sei se estão corretas):
1-Apresentar um texto sobre o parágrafo com exemplos:
Parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central. Pode haver vários tipos de estruturação de parágrafo. Esse conceito se aplica a um tipo de parágrafo, que é o padrão (aquele que possui a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão).
A importância do parágrafo é que este facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais da sua composição. Sua extensão varia: há parágrafos de uma ou duas linhas como os há de página inteira.
Existem alguns modos de se iniciar um parágrafo: O modo de alusão histórica (Ex: Conta uma tradição que...); o modo de omissão de dados identificadores num texto narrativo( O autor anuncia um fato, mas não nos fornece nenhuma indicação clara sobre a personagem de que se trata. Ex: Vai chegar dentro de poucos dias. Não terá fotógrafos à espera...); o modo interrogação (Ex: Sabe você o que é manhosando? Bem eu lhe explico...).

2-Apresentar um texto sobre a monografia escolhida, respondendo as quatro questões básicas.

TEXTO SOBRE A MONOGRAFIA: “EDUCAÇÃO DE VALORES HUMANOS: UM DESAFIO QUE A ESCOLA DEVE SE PROPOR”

A monografia “Educação de valores humanos: um desafio que a escola deve se propor”, tem como situação problema a seguinte questão: Como a instituição escolar está contribuindo para o processo de crescimento do indivíduo? A pesquisa tem a intenção de verificar a aplicação de Valores Humanos dentro das escolas e a existência de uma metodologia que esteja sendo aplicada com essa base teórica que tem como principio os Valores Humanos na formação do caráter do indivíduo, tendo então, como objetivo analisar a ocorrência desses valores dentro das escolas.
Segundo as autoras, o ser humano tem a base da formação na família e a escola deve ser a continuidade educacional da criança, no seu desenvolvimento com um todo (moral e intelectual). Mas atualmente, na nossa sociedade, onde o sistema determina que para ser um bom cidadão, é preciso ser um bom profissional, e ganhar bem, as metodologias utilizadas dão ênfase apenas a conhecimentos técnicos, deixando de lado o contexto dos valores humanos. As escolas elevam a quantidade de disciplinas que são ministradas para que se possa formar um bom profissional. Nesse sentido, Neyla e Werlane procuraram analisar se e como os valores humanos estão sendo trabalhados na escola. Para isso elas realizaram a pesquisa em dez escolas situadas na cidade de Belém, sendo escolhidas aleatoriamente cinco escolas particulares e cinco públicas para participarem do estudo. Na entrevista continha nove questões abertas direcionadas para orientadores e coordenadores pedagógicos.
A pesquisa conseguiu responder as questões das pesquisadoras quando elas perceberam que apesar dos pedagogos analisados saberem sobre os valores humanos e de sua importância na escola, eles não possuem uma metodologia para trabalhar com essa questão em sala. Muitas vezes, a conduta dos professores não são exemplares, sendo que este deveria ser um modelo a ser seguido na sala de aula.
A monografia nos faz entender que a escola deveria se preocupar na prática de uma educação integral do homem, pois não basta formarem bons profissionais, se estes não possuírem suas condutas pautadas no amor, na verdade, na ação correta, na paz e na não – violência. Essas questões são cruciais na formação de homens que façam um mundo melhor, sem injustiças, explorações e violência.

3-Texto sobre a própria proposta de pesquisa, respondendo a 1ª e 2ª questões.

Na nossa sociedade, a educação do homem acontece primeiramente no seio familiar, onde se constrói os primeiros conhecimentos do mundo. Com o tempo, o indivíduo adquire também o complemento educacional através das instituições de ensino.
De tempos em tempos, a escola forma as pessoas de acordo com as necessidades sociais de cada época. Na atualidade podemos perceber que a educação escolar está voltada para a formação de profissionais de sucesso, pois dão muita ênfase ao ensino de conhecimentos técnicos. Isso traz uma desvalorização na formação do ser como um todo, que possui inteligência, mas também traz consigo sentimentos e valores. Esses valores humanos são muitas vezes deixados de lado pela escola, que não procura desenvolve-los em seus alunos, pelo contrário, atiça para a competição, como por exemplo, a preparação para os vestibulares, pois ensina que vence na vida quem é o melhor, trazendo o reflexo disso na nossa sociedade, com a corrupção, a violência e o individualismo.
Portanto esta pesquisa tem como tema: “A importância da educação de valores humanos na escola”, tendo a intenção de analisar, se e como as escolas estão trabalhando os valores humanos com seus alunos e qual o efeito disso na nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário