quarta-feira, 25 de março de 2009

PARÁGRAFO

Meu texto sobre parágrafo:

PARÁGRAFO
É um componente central de uma dissertação, mas o que define o parágrafo não é o seu tamanho, mas a unidade e coerência de idéias entre estas sentenças que torna a seção em um parágrafo.
Antes de começar a determinar qual será a composição de seus parágrafos, você deve primeiro entender qual a idéia central na sua dissertação em particular. A informação abarcada em seus parágrafos deve ter relação com esta idéia central. Os´parágrafos devem lembrar ao leitor, em cada ponto possível, que há uma relação recorrente entre sua idéia central e suas informações.
A decisão sobre o que colocar em seus parágrafos, em última instância, começa com o desnvolvimento das idéias, por este processo chamamos de processo de tempestade mental.
Seja qual for o tema de sua dissertação, é sempre uma boa idéia pensar em todas as questões que cercam o tema e os objetivos finais que deseja expressar. Este processo pode assumir diversas formas. No entanto, cada parágrafo em uma dissertação deve ser: 1) Unificado: todas as sentenças devem se referir à idéia principal da dissertação; 2) Coerente: as sentenças devem ser organizadas de modo lógico e devem seguir um plano definido de desenvolvimento; 3) Bem desenvolvido: cada idéia central discutida no parágrafo deve ser explicada e apoiada adequadamente através de evidências e detalhes que trabalhem junto para explicar a idéia central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário