quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto sobre a monografia escolhida, respondendo às questões geradoras

A monografia escolhida por mim, foi:

"Um olhar sobre a formação de professoras para a Educação Infantil: saberes experienciais e histórias de vida".
A autora ressalta que o seu desejo de refletir conscientemente sobre o seu papel como professora e possibilitar que outros docentes se atentem para essa reflexão, permeou as suas idéias.
Ela atua na Ed. Infantil e, através de sua pesquisa, busca aprofundar-se na formação de professoras dessa área.
O seu problema de pesquisa consiste no questionamento: "Em que medida os saberes experienciais e da história de vida das professoras de Ed. Infantil podem contribuir para a sua valorização social no sentido de reconhecê-las como profissionais da educação?".
Os objetivos da pesquisa sã0:
- Compreender a influência dos saberes da experiência e da história de vida na prática pedagógica;
- Entender os aspectos sociais e políticos que influenciaram historicamente a formação das professoras de Ed. Infantil;
- Conhecer a trajetória da Educação Infantil como instituição de cuidar e as possibilidades de torná-la um ambiente educativo.
A autora, inicia a sua dissertação, fazendo a análise histórica da Ed. Infantil (antes/depois). Nessa abordagem, é possível notar a dimensão pragmática, na medida em que ela conta todo o percurso dessa etapa de ensino e descreve os fatos e ocorrências. Antigamente, a escola primária tinha apenas a função de cuidar afetivamente, ou seja, era assistencialista. Nos dias atuais, o professor não é mais a "tia" que cuida, mas quem dispara e torna-se mediador de situações propostas de ensino-aprendizagem e estímulo às crianças. A escola de Ed. Infantil torna-se um espaço educativo, além do cuidado.
Ela destaca: "Acredito que toda a conquista que esse segmento adquiriu, desde a CF/88, mostra como a criança pequena necessita que o professor tenha adquirido, ao longo de sua formação, além dessas características, outras habilidades e outros conhecimentos, observando as necessidades de cada faixa-etária e o potencial que cada idade revela sobre a criança, organizando os conteúdos a serem trabalhados de modo a favorecer a aprendizagem, entre outros aspectos importantes para que a escola de Ed. Inf. seja um espaço de cuidado e educação." Nessa fala, podemos observar a dimensão cognitiva da autora, na qual ela expõe o seu pensamento.
Ela ainda defende a formação continuada e que o profissional de educação não pode ser considerado uma "tia", pois ele traz consigo muitas responsabilidades.
No tópico "Caminhos e Trilhas Metodológicas", ela explica a sua metodologia de trabalho. Primeiro fez uma pesquisa qualitativa e bibliográfica e, depois, um plano de leitura com levantamento bibliográfico sobre o tema. Além disso, realizou leitura e fichamento de textos para organizar um esquema de desenvolvimento da escrita do trabalho. Por fim, fez relações diversas.
Ao concluir, percebemos a dimensão deontica fortemente nesse parágrafo: "Essas professoras necessitam sim valorizar os conhecimentos que suas experiências diárias lhe possibilitam produzir, fugindo da concepção de docentes meramente reprodutivistas, assumindo-se como produtoras de conhecimentos conscientes e com significado para a concretização de uma verdadeira prática pedagógica."

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