sexta-feira, 27 de março de 2009

Paragráfo

Othon Garcia, em seu livro Comunicação e Expressão em Prosa Moderna define paragráfo como uma unidade de composição constituída por um ou mais período, em que se desenvolve determinada idéia central.
O paragráfo facilita o escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais da sua composição. Quanto a extensão há paragráfos de uma ou duas linhas como há os de página inteira.
O paragráfo -padrão de estrutura mais comum e eficaz consta na dissertação e descrição de três partes: introdução(representada por um ou dois períodos, curtos iniciais), desenvolvimento e conclusão.

Monografia Pesquisada

Diário de uma Estagiária:A Escola que Vi de Perto (Jacineide Arão dos Santos)

A autora relata sobre sua experiência vivida através de um estágio numa escola pública trazendo a escola a tona a partir de registros do seu cotidiano e busca questionar a formação obtida no curso de pedagogia. Para tanto se recorreu a observação participante, ou seja, in loco que neste caso teve a autora como parte integrante do grupo observado por está estagiária da escola.
As observações do dia-a-dia da escola comportam diversos momentos que fazem parte da sua dinâmica, os quais foram registrados na forma de um diário.O trabalho está organizado em seis itens:
  1. Educação a que se propõe
  2. O curso de pedagogia
  3. O Sistema de Ensino Municipal de Salvador
  4. O Lócus do Estágio a Sala de Aula
  5. O dia-a-dia na Escola
  6. O Significativo do Processo Regitrado
O relato constítuido mostra que a escola é constituída por rotinas e inovações e que há certa carência de estudo dentro da escola. Apesar dos desafios e dificuldades encontrada para o exercício docente na condição de professora improvisada, a mesma é avalidada de forma positiva devido aos avanços em termos de aprendizagem obtida pelos alunos.

Minha monografia

A minha monografia, tem como objetivo analisar a violência em sala de aula em uma escola municipal localizada no suburbio.
O que me motivou a escolher este tema foi o período que fiz estágio nesta escola.Dentre os problemas enfrentados na rede de ensino como falta de professores, evasão, superlotação na sala e a violência que sobretudo não passou despercebido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário