quinta-feira, 9 de abril de 2009

Paragrafo

1- TEMPO

O tema Avaliação da Aprendizagem foi escolhido por ser um assunto que sempre está em evidência na atualidade e se faz presente na sala de aula, sendo utilizada durante o processo ensino- aprendizagem. A prática dos exames está em sua longa tradição histórica, pendura por mais de 400 anos, e muitos professores ainda aderem a essa prática de avaliação retrógrada e pouco eficaz. Embora seja uma temática importante para se discutir o processo ensino aprendizagem, ainda é pouco valorizada pelos educadores.

2- ESPAÇO

O trabalho contará com uma pesquisa qualitativa, através da aplicação de um questionário com educandos e educadores sobre a temática, para assim permitir um contato direto com a realidade a ser investigada. O estudo de caso será em uma escola Municipal ou Estadual em um bairro periférico, para assim ser vivenciado na prática como se dá o processo de avaliação da aprendizagem nessas escolas, procurando responder as questões problematizadoras trazidas durante o texto.

3- DEFINIÇÃO

Segundo Luckesi, os exames escolares através das provas buscam julgar, aprovar ou reprovar, por isso são classificatórios, pontuais, seletivos, estáticos. O autor também aborda que os exame são antidemocráticos, porque excluem os indivíduos, além de ser uma prática autoritária. O educador utiliza as provas como um instrumento de poder, servindo desse recurso para disciplinar o aluno.
Já avaliar a aprendizagem do aluno, consiste em diagnosticar a situação de aprendizagem de forma processual, operando com resultados provisórios e sucessivos. É democrática, porque inclui todos para que se desenvolvam, além de ser uma prática pedagógica dialógica entre educando e educador.


4- ENUMERAÇÃO

No decorrer do trabalho, será apresentado idéias referentes à avaliação da aprendizagem, onde será discutida como ocorre a prática dos exames e da avaliação, mostrando as diferenças entre ambas, além de atentar para responder a questão problematizadora que é : Como acontece a supervalorização da nota por parte de alunos e professores em detrimento de uma aquisição e desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

5- COMPARAÇÃO


6- CAUSA E EFEITO

É provável que a supervalorização da nota em detrimento da aprendizagem aconteça porque o atual sistema escolar de ensino possui as mesmas características do modelo capitalista. Ou seja, o processo de avaliação através das provas possui um caráter classificatório, sendo a nota um instrumento dessa classificação, exclusão e seleção. Essas são uma das características próprias do capitalismo. Assim, se pode perceber que a escola está a serviço desse sistema, fazendo com que os educandos não se apropriem de fato de um conhecimento significativo, que deve ser propriedade de poucos .


7- EXEMPLIFICAÇÃO



8- CONCLUSÃO/ SUGESTÕES
Concluindo, este trabalho visa esclarecer acerca da problemática da avaliação da aprendizagem, para que assim sejam construídos em todas as escolas, uma diferente forma de avaliar, uma abordagem de avaliação que não mais priorize a nota como um instrumento de poder e medo e sim que possa ser um método de avaliação que priorize a aprendizagem do educando, preparando - o de verdade, para a sua vida social e humanitária.

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