quinta-feira, 30 de abril de 2009

Formas de planejamento de parágrafo - Ref. Othon Garcia

Bom, eu acabei mudando o tema de minha monografia e estou corrrendo atrás para dar conta das atividades, agora com o meu novo tema. Resolvi abordar sobre um projeto de horta escolar que foi implantado na escola rural: Municipal Rio das Contas. Preferi falar sobre isso em lugar de formação de professores pq o tema escolhido primeiramente, não fluiu como eu esperava e eu n senti tanto interesse em pesquisar. Enfim, com esse novo tema, eu acho que terei mais propriedade para abordá-lo. Espero que dê certo!

TEMPO: A minha monografia abordará o Projeto Horta Escolar, iniciado em 2007.

ESPAÇO: Escola Municipal Rio das Contas (EMRC), situada na zona rural do município de Manoel Vitorino, no semi-árido baiano.

DEFINIÇÃO: Considerei importante falar e estudar as contribuições desse projeto sobre horta escolar por saber , sem (ainda) mtas leituras sobre o tema, que essa atividade é demasiadamente importante para a reformulção do currículo da EMRC, urbanizado, como acontece em todas as escolas rurais e, dessa forma, aliar a realidade dos alunos às aprendizagens escolares, configurando uma interdisciplinaridade. Com a construção coletiva da horta, torna-se possível trabalhar com valores de Ed. Ambiental e cidadania, com costumes de uma alimentação saudável, com noções de como implantar, cuidar e cultivar uma horta, usando alternativas eficazes e mais baratas. Além das contribuições e conhecimentos na escola e, a partir deles, o projeto pretende abarcar a comunidade do local. Vale ressaltar que parte dos alimentos da população local provém da compra de hortaliças na feira.

TOPICALIZAÇÃO: Pensei desse modo, mas é óbvio que essa ENUMERAÇÃO é mutável.

1. INTRUDUÇÃO: dizer pq escolhi escrever sobre as contribuições desse projeto, os objetivos do meu trabalho e justificar pq a horta é uma boa alternativa para a interdisciplinaridade e para a promoção do conhecimento significativo dos alunos.

2. Apresentar a escola e a região.

3. Falar sobre o projeto e a horta.

4. escrever sobre como a construção da horta contribuiu e contribui para a realidade intra e extra-escolar.

5. Conclusões.

6. Anexos.

6. CAUSA E EFEITO: Se o projeto propiciar uma boa abordagem e saberes experienciais com a horta da escola, é mt provável que os estudantes enriqueçam as suas aprendizagens nos aspectos citados no tópico 3, a partir de uma interdisciplinaridade que dará mais sentido ao conteúdo ensinado pelo professor. Desse modo, a EMRC evolui e proporciona uma formação mais adequada para os discentes e para todos os outros envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem no local, tendo o seu currículo mais identificado com a realidade do campo.

8. CONCLUSÃO/SUGESTÃO: Considero a iniciativa do Projeto Horta Escolar de extrema importância para todos os participantes e envolvidos nesse processo. Além de contribuir para a formação e crescimento dos alunos, o projeto tb contribui para o desenvolvimento sustentável da região e para valorizar a identidade campesina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário