domingo, 26 de abril de 2009

APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS P/ A MONOGRAFIA

Os conceitos e definições passíveis de serem incorporados à monografia foram
garimpados do Relatório Faure - 1970 e da Carta das Cidades Educadoras.

Considerando a temática da monografia – A manipulação de comportamento a que gestores de escolas particulares de Salvador submetem os professores. – e, ainda que os que gestores e os professores estejam em posições opostas nas relações de trabalho, com os primeiros defendendo o capital e os últimos defendendo a sua força de trabalho, é possível buscar a diminuição dos antagonismos a partir do objetivo maior de toda a comunidade escolar que é a formação integral dos educandos para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, menos desigual para todos e não apenas para alguns.
E é a partir deste axioma que se podem agregar à monografia as finalidades que se seguem:
· A Busca da solidariedade e da unidade de aspirações;
· Ter como objetivo do desenvolvimento a expansão integral das pessoas;
· Função libertadora da escola;
· A escola ter como fins permanentes: aprender, trocar e partilhar;
· A promoção de condições plenas de igualdade, para que todos possam se sentir e serem respeitados e capazes para o diálogo;
· Desenvolver o espírito de cooperação, tolerância, participação e responsabilidade;
· Formar pessoas para adaptação crítica e participação ativa e para intervir a partir do local na complexidade do mundial;
· Respeito à autonomia, liberdade de expressão, identidade de cada um;
· Combater toda a forma de segregação e discriminação;
· Fomentar a participação cidadã com uma perspectiva crítica e co-responsável;
· Promover a formação em valores éticos e cívicos;
· Buscar a qualidade de vida para todos com a construção de um ambiente sadio;
· Respeitar e reconhecer como legítimas as entidades associativas de representação dos trabalhadores;
· Educar na diversidade para a compreensão e a cooperação solidária entre todos;
· Favorecer o diálogo em condições de igualdade entre todos;
· Fundamentar toda a ação educativa nos princípios da justiça social, do civismo democrático, da qualidade de vida e da promoção de todos os envolvidos;
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