domingo, 12 de abril de 2009

FORMAS DE PARÁGRAFO CONFORME A MONOGRAFIA



TEMA DA MONOGRAFIA: O ASSÉDIO MORAL AO PROFESSOR DE ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DO SALVADOR


TEMPORALIDADE ESPACIALIDADE

Embora o assédio moral seja algo antigo, seu reconhecimento, os estudos, as pesquisas e as produções relativas ao tema são recentes. Para colaborar com esses estudos, este trabalho visa traçar um perfil do(s) tipo(s) de assédio moral mais freqüente(s) nas escolas da rede particular da cidade de Salvador e viabilizar uma ampliação da discussão.

DEFINIÇÃO

Os indivíduos, em suas relações de trabalho, estão sujeitos a várias formas de violência. Entre elas está o assédio moral que se traduz por ações e situações no ambiente de trabalho que humilham, desrespeitam e constrangem o trabalhador e se efetiva por meio de relações autoritárias, desumanas, aéticas onde predominam os desmandos, a manipulação do medo, a competitividade, programas e projetos que estimulam a competitividade e a produtividade, comportamentos agressivos e de indiferença às necessidades e sofrimentos dos outros.

ENUMERAÇÃO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Definir assédio moral e suas características;
· Abordar a especificidade do assédio moral ao professor no ambiente escolar exercido de forma vertical;
· Analisar as causas e os prejuízos decorrentes do assédio moral enquanto forma de violência;
· Refletir sobre as possibilidades de enfrentar ou mesmo minimizar essa situação.

COMPARAÇÃO

Dada a facilidade com que, ao falar em assédio moral, os pessoas já imaginam tratar-se do assédio sexual, que é a modalidade de assédio mais conhecida da maioria das pessoas, faz-se necessário, distinguir os termos. Enquanto o assédio sexual busca subjugar a vítima sexualmente, o assédio moral visa eliminar a vítima do mundo do trabalho através do abuso moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário