segunda-feira, 27 de abril de 2009

Minha Monografia

Literatura Infantil como prática pedagógica

Meu interesse por este tema surgiu da dificuldade encontrada ao trabalhar com obras literária infantil em sala de aula do Ensino Fundamental 1, de forma dinâmica, leve e prazerosa.

TEMPO: Atualmente, nas escolas da rede municipal de educação são solicitados livros da literatura infantil para que sejam utilizados em sala de aula contribuindo com o desenvolvimento da habilidade da leitura.

ESPAÇO: A pesquisa será de base bibliográfica, através da qual analisará a utilização de textos literários, em sala de aula das escolas brasileiras, de forma eficiente.

DEFINIÇÃO: Não há dúvidas de que textos literários favorecem o processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende analisar como as diversas obras literárias poderão ser utilizadas de forma eficiente, em sala de aula, na formação do leitor crítico e autônomo.

ENUMERAÇÃO: Pretende-se abordar os seguintes temas:
A importância da leitura
O papel da escola na formação do leitor
Como se constitui um leitor
Como fazer da literatura infantil algo prazeroso.


CAUSA E EFEITO: Muitos alunos chegam ao Ensino Médio com deficiência em leitura e interpretação. É comum a reclamação de educadores de que passam um longo período na escola, mas ao sair tem dificuldades em ler e interpretar. Assim, pode-se perceber que a escola tem deixado uma lacuna quanto a o desenvolvimento da habilidade da leitura. Questiona-se então:
O que fazer para que esta realidade seja diferente?
O que tem sido feito das obras literárias exigidas pelas escolas?
A leitura destas obras tem contribuído para a formação de um leitor crítico e autônomo?

EXEMPLIFICAÇÃO: Uma determinada escola solicitou dos pais certa quantia para a aquisição dos livros de literatura infantil para o projeto “Ciranda da Leitura”. Os professores deveriam:
a) estimular a leitura destas obras,
b) avaliar este processo, atribuindo notas.
Como avaliar este processo já que são vários livros? O que fazer para estimular as leituras destas obras? Qual a eficiência deste projeto na formação do leitor?

CONCLUSÃO: A literatura é uma grande ferramenta na formação do leitor e de extrema relevância a sua influência na aprendizagem. Assim, este trabalho orientará quanto a maneira de valorização e utilização das obras literárias em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário