terça-feira, 7 de abril de 2009

Paragráfo de acordo com a futura monográfia.

Tempo: Neste semestre o numero de alunos que estava repetindo a mesma disciplina, devido ao alto índice de evasão que ocorreu no semestre anterior foi muito alto.

Espaço
: Na Universidade Federal da Bahia, no curso de pedagogia foi observado um alto índice de evasão na faculdade como no nível superior não existe uma politica publica para ajudar na diminuição desse índice, então o projeto poderá servir como base para estudos das principais causas dessa evasão.

Enumeração
: Este trabalho tem como objetivo geral estudar as principais causas que podem acarretar nesse processo e responder o porque desse acontecimento. Como: 1- Existe politicas publicas que podem ajudar na diminuição desse fato? 2- O que os professores podem está fazendo para que não aconteça evasão na sua disciplinas? 3- qual as justificativas dos alunos, quando estão evadindo?

Comparação
: No curso de pedagogia no primeiro semestre a frequência dos alunos é maior do que no segundo semestre. Os alunos justificam esse acontecimento possibilidade de conseguir uma vaga de estagio, alegam que nesse período a demanda pela procura de estagiário é maior por isso a necessidade de tentar conciliar os horários.

Definição: A evasão escolar é a fuga dos alunos da sala de aula utilizando como desculpa os diversos fatores internos e externos que acabam incentivando ou interferindo, para que continue aumentando o índice de evasão.

Causa/efeito: As evidências do numero de evasão na faculdade públicas vem a ser maior que em faculdades particulares. Sabe-se que quem mais irá perder com esse acontecimento são os alunos, que muitas vezes acabam construindo através de pesquisa na área que mais tem interesse seu próprio conhecimento.

Exemplificação
: Problemas financeiros:

Na literatura detectou-se que os problemas financeiros têm grande influência na decisão dos estudantes desistirem do sonho de formação superior. Trabalhos de Armbrust (1995), de Aguiar (2001) e de Jacob (2000) verificaram que problemas de natureza sócio-econômica, e a ausência de condições financeiras, ainda que associadas a outros argumentos, são fatores determinantes da evasão escolar.

Horário de trabalho incompatível com o de estudos

Bueno (1993), Paredes (1994), de Mercuri et tal (1995) e Gomes (2000) verificaram que a impossibilidade de estudar e de trabalhar leva muitos estudantes a desistirem dos cursos. Pelas informações levantadas por meio das entrevistas verificou-se que esse problema tem apresentado crescimento significativo. A situação sócio-econômica do brasileiro continua instável, em função da má distribuição de renda e do desemprego, além dos compromissos financeiros com a família.


Conclusão: A evasão escolar aparece disputando com diversos problemas que estão aparecendo de modo continuo nos debates entre os agentes e interessados no assunto, na esperança de encontrar soluções. Esse é um assunto que tem sido colocado de lado, daí a importância do estudo rigoroso dessa temática para conhecer também os motivos que fazem ser largado de lado, em função de outros problemas que atormentam a educação.





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