quarta-feira, 15 de abril de 2009

FORMAS DE PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO

MUDANÇAS OCORRIDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR PARA TRABABALHAREM A LEI 10.639/2003

TEMPORALIDADE ESPACIALIDADE

No próprio tema é possível identificar o tempo e espaço da pesquisa, que se dará a partir do ano de 2003, quando a lei foi aprovada, e o espaço ao qual será analisado, será no município de Salvador, em duas escolas da rede municipal, na modalidade de ensino fundamental das séries iniciais, nas quais será possível realizar uma comparação de acordo com a localização das mesmas, pois uma das escolas está localizada na Escola Municipal do Pau Miúdo, ou seja, na periferia de Salvador, e a outra está localizada nas Pitangueiras, Próxima ao centro da cidade.

DEFINIÇÃO

A lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os documentos que foram analisados colaboraram para levantar alguns questionamentos sobre a viabilidade e efetiva concretização nas Instituições de ensino público, em especial as da Rede Municipal do Salvador, e considera-se importante verificar se está ocorrendo uma capacitação dos profissionais diretamente envolvidos nessa relação de ensino-aprendizagem, que é a figura do professor, principal ator na concretização da Lei.

ENUMERAÇÃO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Analisar o contexto histórico da questão racial abordado nas escolas;

• Observar se a esfera municipal está oferecendo gratuitamente os cursos de formação continuada e capacitação para os professores trabalharem a Lei 10.639/03;

• Verificar como as Escolas Municipais de Salvador estão trabalhando em seu Projeto Político Pedagógico a questão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;

• Identificar qual o percentual de professores que estão realizando cursos de formação continuada ou se já realizaram;

• Verificar de que forma os Conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira estão sendo trabalhados em salas de aula na Rede Municipal da Cidade do Salvador;

COMPARAÇÃO

A comparação a ser realizada nessa monografia será quanto aos termos: Etnia, Raça e Racismo (Discriminação e Preconceito), que se confundem em suas definições, e que aparentemente são semelhantes ou até iguais, no entanto, para analisar os termos serão utilizados vários conceitos de diversos autores, para dessa forma perceber as especificidades de cada termo.
Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.
Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, lugares ou tradições diferentes daqueles que consideramos nossos. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.
Segundo Munanga (2003), etmologicamente, o conceito de raça veio do italiano razza, que por sua vez veio do latim ratio, que significa sorte, categoria, espécie. Na história das ciências naturais, o conceito de raça foi primeiramente usado na Zoologia e na Botânica para classificar as espécies animais e vegetais.
No latim medieval, o conceito de raça passou a designar a descendência, a linhagem, ou seja, um grupo de pessoa que têm um ancestral comum e que, ipso facto, possuem algumas características físicas em comum.
Uma etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território.
O racismo é geralmente abordado a partir da raça, dentro da extrema variedade das possíveis relações existentes entre as duas noções. Com efeito, com base nas relações entre “raça” e “racismo”, o racismo seria teoricamente uma ideologia essencialista que postula a divisão da humanidade em grandes grupos chamados escala de valores desiguais. Raças contrastadas que têm características físicas hereditárias comuns, sendo estes últimos suportes das características psicológicas, morais, intelectuais e estéticas.

CONCLUSÃO/ SUGESTÕES

Diante do atual contexto de implementação da Lei 10.639 se faz um momento oportuno para a introdução no campo da formação de professores, quer seja inicial ou em serviço, de estudos e leituras sobre as raízes culturais africanas e afro-brasileiras a fim de afirmar sua identidade cultural e racial. Cabe agora compreendermos que a discussão sobre a raça negra e educação, nos seus múltiplos olhares, além de um desafio é também um dever dos órgãos responsáveis e dos educadores que irão mediar e conduzir os processos de formação e capacitação do professor para validar a lei 10.639 no espaço escolar.

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