terça-feira, 5 de maio de 2009

trabalho do dia 23 ( A Carta da Cidade)

A carta da cidade educadora parti do principio que todos os habitantes tem direitos iguais e que deveriam ser acompanhado pelos municípios com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e de vida do publico na sua região e que estivesse sempre disposto a atender os interesses das classes dos menos desfavorecidos.

O meu projeto vai ser desenvolvido com o tema de Evasão Escolar no Ensino Superior na Universidade Federal da Bahia, tem algumas características com esse documento ou pelo menos alguns pontos que poderia ser utilizado para melhorar o atendimento ao publico alvo que por ser uma instituição de cunho publico, que na maioria das vezes quem ingressa são os indivíduos das classes alta e média tendo pouco acesso para a classe baixa.

As políticas municipais de carácter educativo devem ser sempre entendidas no seu contexto mais amplo inspirado nos princípios de justiça social, de civismo democrático, a qualidade de vida e da promoção dos seus habitantes. ( carta da cidade n- 4) A universidade com a implantação das cotas tem o objetivo de diminuir essa desigualdade social e o governo com bolsa de estudo nas universidades particulares para que esses jovens pudessem ter acesso a educação superior. Porém como sempre para defender as instituições particulares, esse investimento poderia ser distribuído para melhorar a educação no ensino publico.

Sabe-se que só o ingresso nas universidades não muda esse quadro, tem que assegurar a permanência desses jovens que muitas vezes por motivos de trabalho não conseguem manter-se nas universidades. Na universidade Federal Da Bahia existe algumas bolsas de estudo e pesquisa que auxiliam esses estudantes, porém são poucas para atender a grande quantidade de alunos que necessitam.

A cidade deverá procurar que todas as famílias recebam uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescerem e a apreenderem num espírito de respeito mútuo.( carta da cidade n – 14). Algumas vezes os pais não tem nenhum tipo de instrução escolar e por este motivo não podem ajudar os seus filhos nesse processo, segundo a carta é papel do município atender a demanda no processo de educação da sua comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário