segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Relatório Faure é um documento que traz um pensamento educacional muito interessante para a mudança dos paradigmas existentes na educação. Na carta de apresentação do relatório ao Diretor-Geral da UNESCO, Faure explanou quatro postulados e desses, tem certa relação com o tema pretendido, pois Faure afirma que uma educação formadora das pessoas, cujo advento se torna mais necessário à medida que coações sempre mais duras separam e fragmentam cada ser. Trata-se então de não adquirir de maneira exata, conhecimentos definitivos, mas de preparar para elaborar ao longo de toda a vida, um saber em constante evolução e de aprender a ser. (FAURE, 1972).

A imposição de conhecimentos prontos tem permitido o aumento de alunos com dificuldades de aprendizagem, em estado de inércia, pois o educador não tem sido preparado e também não é lhe dado condições para que possa intervir nessa dificuldade, buscar qual é o ponto precursor deste problema e utilizar artifícios para que essa dificuldade seja banida ou ao menos amenizada.

O Relatório Faure trás ainda como alguns dos seus princípios que:
· Todo o indivíduo deve ter a possibilidade de aprender por toda vida;
· O sistema educacional deverá ser global e aberto para facilitar a mobilidade vertical e horizontal dos alunos;
· Cabe ao ensino adaptar-se aos alunos e não o aluno sujeitar-se às regras pré-estabelecidas.

Com esse último ponto citado anteriormente, encerro essa explanação afirmando que é direito do cidadão ter acesso a aprendizagem e ser respeitado em suas limitações, cabendo a escola, a família e a sociedade respeitar e contribuir no desenvolvimento desse cidadão.

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