terça-feira, 12 de maio de 2009

Relato da aula do dia 12/05/09

Na aula de terça-feira estava programada na agenda, o início das apresentações dos projetos de monografia respondendo as questões números 01 e 02.
A colega Verônica Novis iniciou a sua apresentação sobre o seu projeto de monografia comunicando a troca de tema em virtude de ter encontrado outro eixo temático mais viável que o anterior. O título provisório versa sobre o "Projeto Horta Escolar: as condições para os processos de ensino e aprendizagem para a Escola Municipal Rio das Contas e para o desenvolvimento sustentável". Esta escola se localiza na zona rural do município de Manoel Vitorino, no semi-árido baiano.
A apresentação seguinte ficou a cargo da colega Meirejane Santos Souza, e o projeto de monografia dela tem como titulo " Evasão Escolar no ensino superior no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia". Inicialmente na introdução do projeto consta um conceito de evasão, no qual explica que é o desligamento da instituição de ensino, sem que esta tenha controle do mesmo, usado como desculpa os diversos fatores internos e externos que acabam incentivando e interferindo, para que continue aumentando o índice de evasão.
A autora do supracitado projeto explica o que seriam esses problemas internos: metodologias dos professores, que muitas vezes não conseguem prender os alunos que se mostram desinteressados, professores que administram as sua aulas sem planejamento deixando a turma sem referência de mestre em sala de aula. Professores descompromissados, metodologias e outros. Os problemas externos indicam que a falta de ajuda quanto as condições dos alunos, não estender o número de vagas nas creches para os filhos dos alunos, não ampliação das bolsas de estudo e pesquisa, condição social do aluno, filhos, trabalho, transporte, moradia e outros fatores podem contribuir para a evasão dos estudantes.
Após a exposição dos projetos das colegas, o professor Miguel Bordas fez uma exposição oral acerca da aprendizagem significante, teorias da prendizagem (inclusive e relevante: objetiva e subjetiva) e jogos infantis.
Próxima aula será a continuação dos projetos de monografia respondendo as questões segundo a escala de apresentações.

Atensiosamente,

Carolina Campos
Estudante 8º semestre de Pedagogia - FACED/UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário