segunda-feira, 4 de maio de 2009

Parágrafo

O parágrafo é constituído por um ou mais de um período, em que é apresentada e desenvolvida uma idéia central, possuindo como suas ramificações as idéias secundárias.
O parágrafo deve ser coeso e desenvolvido a partir de uma idéia central, porém deve-se ter cuidado para não fragmentar as idéias em vários parágrafos.
O parágrafo-padrão é dividido em três partes: a introdução, representada na maioria dos casos por um ou dois períodos curtos iniciais, em que se expressa de maneira sumária e sucinta a idéia-núcleo, mais conhecida como tópico-frasal, o desenvolvimento, que é a explanação dessa idéia-núcleo, e a conclusão.
Além do tópico-frasal, existem outras formas de se iniciar um parágrafo, como por exemplo, a “alusão histórica”, que é um recurso que desperta a curiosidade do leitor, se remete a histórias, lendas, acontecimentos etc, outro exemplo é a “omissão de dados identificados num texto narrativo”, para prender a atenção do leitor durante muito tempo, o autor omite dados necessários para identificação de personagens etc, revelando somente ao final da obra. E como último exemplo tem-se o parágrafo de interrogação, que é iniciar o parágrafo com uma questão e no desenvolvimento responder à pergunta.
Quanto ao desenvolvimento do parágrafo, sabe-se que é a explanação da idéia principal do parágrafo, surgindo com isso vários tipos de se apresentar um parágrafo. São eles: 1) Parágrafo de enumeração ou descrição de detalhes; 2) Confronto, que consiste em estabelecer confronto entre idéias, seres, coisas, fatos ou fenômenos; 3) Analogia e comparação, sendo que a analogia é uma semelhança parcial que sugere uma semelhança oculta, mais completa. Na comparação as semelhanças são reais, sensíveis, utilizando-se sempre de conectivos de comparação ( como, quanto, do que, tal qual); 4) Citação de exemplos; 5) Causação e motivação – segundo Othon só os fatos ou fenômenos físicos têm causa; os atos ou atitudes praticados ou assumidos pelo homem têm razões, motivos ou explicações; 6) Razões e conseqüências; 7) Causa e efeito; 8) Divisão e explanação de idéias em “cadeia”, que significa dividir em duas partes a explicação ou desenvolvimentos da idéia-núcleo; 9) Definição; 10) Narração e; 11) Descrição.
Segundo Garcia, um parágrafo de qualidade deve ser composto de : correção, clareza, concisão, propriedade, coerência e ênfase, sendo que os principais são: unidade, coerência e ênfase, pois se resumem à ordenação, ao entrosamento e ao realce de idéias dentro de um parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário