terça-feira, 5 de maio de 2009

Minha Monografia

O desenvolvimento da escrita infantil, a partir de 3 anos.

Me interessei por este tema, por ter trabalhado, durante o ano de 2008, com crianças do grupo 3, e ter observado a forma de representação e entendimento da escrita.

TEMPO: Segundo semestre do ano de 2009.

ESPAÇO: Duas prefeituras e duas creches públicas da cidade de Salvador.

DEFINIÇÃO: É fato que crianças menores que 6 anos já conseguem ter uma idéia e representação da escrita, expressando de forma confusa, mas significativa seus pensamentos. Essa pesquisa pretende investigar como os professores enxergam esse desenvolvimento.

ENUMERAÇÃO: Serão abordados os temas:

- O conceito da escrita infantil;

- O olhar do professor e dos pais sobre a escrita infantil;

- Os estímulos oferecidos para o desenvolvimento da escrita infantil;

- A prática da escrita infantil.

CAUSA E EFEITO: Tudo que fazemos na infância reflete no nosso futuro, portanto, quando uma criança se expressa na escrita, ela esta querendo dizer algo. Por isso ela deve ser estimulada a escrever livremente, quando esse estimulo não ocorre, ela encontra dificuldades futuras, como a criação de frases ou textos.

EXEMPLIFICAÇÃO: Durante uma reunião entre os pais e a professora do grupo 3, ao entregar as atividades feitas em sala a um dos pais, este não observava o que seu filho havia feito, apenas dizia: são só rabiscos. O que fará essa professora:

- Conscientizará este pai e outros que surgirem, sobre o que os alunos fizeram e qual o significado dos rabiscos?

- Concordará com aquele pai, e dirá que aqueles rabiscos servem como um treino para um trabalho futuro?

- Dirá que os pais também devem fazer sua parte para que as crianças desenvolvam mais rápido?

CONCLUSÃO: É a escrita uma das formas de expressão da criança, e esta também deve ser bem estimulada desde a tenra infância, fazendo com que essa criança busque cada vez mais se expressar. Sendo esse trabalho mais uma ferramenta de pesquisa e orientação aos que têm interesse no bom desenvolvimento da escrita infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário