terça-feira, 30 de junho de 2009

Respondendo: Questões 3 e 4

Questão 3
Muitos educandos apresentam dificuldades na leitura e interpretação de textos, decorrentes de fatores diversos: negligência e falta de preparo nas série inicais no período escolar, falta de acesso a livros, falta de incentivo, apoio e estímulo por parte dos pais e professores, falta de acompanhamento dos pais, alimentação, saúde, doenças, entre outros.
Acredito que se a literatura infantil fosse utilizada em sala de aula como atividade pedagógica, ajudaria a maioria dos educandos a desenvolver o senso crítico, melhoraria a auto estima, pois, além do desenvolvimento do aspecto cognitivo, estaria melhorando as relaçãoes sociais, descobrindo novos prazeres,e fazendo com que se auto conhecesse e se percebesse como ser pertencente a uma comunidade.
Atividades lúdicas que estmule: a leitura, o prazer pela descoberta, o encantamento dos livrtos, possibilitariam que estudantes que passam muitas horas diante da TV, que vê a mesma como úinico meio de prazer, diversão e lazer, descobrissem a existência de outras fontes de enriquecimento, e desligando a TV, olhasse para o outro mundo que existe nos livros e além deles.

Questão 4

Não há dúvida de que a literatura infantil favoreça o processo ensino-aprendizagem. Contudo os textos literários são utilizados em sala de aula, quase que de maneira muito tímida e não tem trazido resultados relevantes para o desenvolvimento das competências e habilidades.
Analisar os fatores que influenciam no pouco uso da literatura infantil, em sala de aula, como prática pedagógica na formação do leitor crítico e autônomo contribuirá para que educadores reflitam sobre suas práticas e propiciem aulas que estimulem o prazer pela leitura e o prazer da leitura.

Lenilda Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário