terça-feira, 30 de junho de 2009

Minha Monografia

Este é um pré projeto da minha futura monografia



RESUMO




Não há dúvidas de que a literatura infantil favoreça o processo ensino-aprendizagem Contudo os textos literários são utilizados em sala de aula, quase que de maneira muito tímida, e não tem trazido resultados relevantes no desenvolvimento das competências e habilidades. Esta pesquisa de base bibliográfica pretende analisar os fatores que influenciam no pouco uso da literatura infantil, em sala de aula, como prática pedagógica na formação do leitor crítico e autônomo.
Palavras chaves: educação, leitura, literatura, ensino


























SUMÁRIO



1 – INTRODUÇÃO

2 – HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

3 – A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL

4 – O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM LITERATURA INFANTIL

6 – CONCLUSÃO


7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS









1 - INTRODUÇÃO


Atualmente, nas escolas da rede municipal de Salvador são distribuídos livros da literatura infantil para que os mesmos sejam utilizados em sala de aula, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades e competências e com o processo ensino aprendizagem. Entretanto, muitos alunos chegam ao Ensino Médio com deficiência em leitura e interpretação de textos. É comum a reclamação de educadores de que estes alunos passam um longo período na escola, mas ao sair, apresentam tais dificuldades. Assim, pode-se perceber que a escola tem deixado uma lacuna quanto a este respeito e que fatores têm influenciado na utilização da literatura infantil como prática pedagógica, já que não há resultados satisfatórios.

CAGNETI (1995, p.23) afirma que “(...) A Literatura Infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo”. SAWULSKI (2002) observa que, “(...) Faz-se necessário que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura de cunho formativo, que contribui para o crescimento e a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, e a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança em nossa sociedade atual”.
O RCNEI sugere que “(...) os professores deverão organizar a sua prática de forma a promover em seus alunos: o interesse pela leitura de histórias; a familiariedade com a escrita por meio da participação em situações de contato cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos; escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; escolher os livros para ler e apreciar. Isto se fará possível trabalhando conteúdos que privilegiam a participação dos alunos em situações de leitura de diferentes gêneros literários feito pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc; propiciando momentos de reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor”. RCNEI (1998, vol.3, p.117-159)

Portanto, crendo na capacidade que tem a educação para a construção de dias melhores, e dentro desta, a Literatura Infantil como fonte de alargamento de horizontes e ampliação de referênciais para a criança, acredito que a escola deva abrigar em seu seio múltiplas formas de aproximação destes seres com os livros a partir do incentivo à leitura como fonte de prazer e aquisição de bens culturais.
Dada a relevância do assunto, pois a literatura é uma grande ferramenta na formação do leitor e do cidadão crítico, abordar-se-á:
• a história da literatura infantil no Brasil
• a importância da literatura
• o papel da escola na formação do leitor
• práticas pedagógicas








2 – HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

O livro infantil quando surgiu era um recurso didático enxertado de valores morais que pretendia incutir nas mentes das crianças.

No séc. XX, precisamente a partir da década de 70, ganha uma nova temática e passa a sustentar a valorização da criatividade, da independência e da emoção, estabelecendo assim, uma relação com a nova concepção de mundo. A partir de então, o objetivo agora á atrair o pequeno leitor para o processo de descoberta do mundo, levando-o a participar dinamicamente do ato de leitura.

Baseando-se no desenvolvimento da criatividade, do ludismo e da consciência crítica, os autores oferecem ao novo leitor histórias vivas, bem humoradas, buscando divertí-lo mas, também procurando torná-lo consciente de si mesmo e do mundo, dentro dos novos fatores surgidos pelas transformações:
• a concepção da literatura como fenômeno de linguagem;
• a consciência de poder da palavra;
• a consciência de que é no leitor que o texto literário se completa ou se encontra seu significado final;
• A compreensão de escrita como ato-fruto da leitura assimilada;
• A certeza de que a esfera da literatura é a da plena liberdade interior;
• A valorização da imagem ou da ilustração como linguagem sedutora e formadora da consciência-de-mundo das crianças;

Na década de 80 surgem novos escritores e ilustradores atraídos para a Literatura Infantil, desafiando o olhar e a atenção criativa do leitor para a decodificação da leitura, abrindo assim novo caminho para a literatura destinada às crianças.

No séc. XXI a obra literária para as crianças continua expandindo. Na era do “cyberspace”, na qual o poder da tecnologia domina como salto para o progresso da humanidade, cria-se um novo sistema de educação que tem a literatura como eixo o organizador das multilinguagens. A nova literatura infantil com suas multilinguagens radicadas na palavra está difundindo de maneira lúdica e simples os novos “paradigmas emergentes”. Esta nova criação literária envolvida nos processos de ruptura e reinvençãpo de antigos valores consagrados, propricia uma renovação estrutural no sistema de ensino e na literatura para os pequenos. Para tanto, necessita usar um novo código lingüístico, narrativo, etc, ..., que seja acessível à compreensão deste pequeno leitor.




3 – A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL


Conceituar Literatura Infantil torna-se bastante complicado, pois são várias definições que envolvem esse tema. CUNHA assim conceitua:

"(…) Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada". (apud ALVES, 2003).

Assim, compreender a importância da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança constitui fator imprescindível, principalmente para a formação do leitor. Ser leitor é uma forma de ampliar o universo lingüístico.

Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza na construção de significados dos textos, usando diferentes estratégias (seu conhecimento sobre o assunto, o autor, linguagem e escrita). Ser leitor é o meio para conhecer os diferentes tipos de textos, de vocabulários. É uma forma de ampliar o universo lingüístico.

A Literatura Infantil é importante sob vários aspectos biopsicosociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor fazer inferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas.



4 – O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

A Literatura Infantil, nas escolas, deve despertar o gosto pela leitura, pois propicia alegria, prazer, encantamento. Além de desenvolver o aspecto cognitivo da criança, facilita a aprendizagem: aumentando o vocabulário, ampliando a criatividade, a criticidade, a reflexão, permitindo assim uma nova leitura do mundo e fazendo com que o leitor se coloque num estado constante de leitura.


5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM LITERATURA INFANTIL

Pais e professores devem explorar a função educacional do texto literário: ficção e poesia por meio da seleção e análise de livros infantis; do desenvolvimento do lúdico e do domínio da linguagem; do trabalho com projetos de literatura infantil em sala de aula, utilizando as histórias infantis como caminho para o ensino multidisciplinar.

Estratégias para o uso de textos infantis no aprendizado da leitura, interpretação e produção de textos também são exploradas com o intuito final de promover um ensino de qualidade, prazeroso e direcionado à criança.


6 – CONCLUSÃO


Assim, vejo que se faz necessário estudar e compreender a complexidade que envolve a prática pedagógica da literatura infantil; discutir a integração do trabalho com a literatura infantil na escola; estabelecer uma relação entre a literatura infantil e a prática pedagógica; analisar os fatores que influenciam no processo de uso da literatura infantil em sala de aula, pois ajudará a entender melhor a função pedagógica da mesma e possibilitará que um número maior de professores faça uso de obras literárias sem suas práticas.

Muitos pesquisadores têm discutido a respeito do problema que engloba o trabalho com a literatura. Para alguns, o problema está no aluno: não lê, não tem maturidade para entender a obra literária, e atende o apelo da mídia, que é bem maior. Para outros, o problema está no professor: que não é leitor, não tem hábitos de leitura, desconhece os propósitos da prática pedagógica de leitura em sala de aula, desconhece metodologias adequadas quanto ao uso da literatura, na suas práticas não inclui a literatura, não utilizam práticas que instrumentalizam o aluno para a interação com a obra literária. Outros atribuem a outras situações: bibliotecas mal adequadas ou insuficiente, falta de aceso ao livro, alto preço dos livros, pouco tempo para a leitura. Diante de tal situação, acredito que a literatura deva ser utilizada em sala de aula de maneira prazerosa, desvinculada dos conteúdos gramaticais, aguiçando o gosto de ler, a imaginação, favorecendo a criatividade, a interação leitor-texto, e de modo que desperte o interesse do aluno e que o mesmo seja capaz de transformar a sua realidade. Assim sendo, há necessidade de preparo dos docentes para a realização de atividades diversificadas e motivadoras; participação dos professores nos cursos de capacitação que proporcionem visão clara a respeito da literatura infantil; saber escolher obras literárias infantil.




7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



CAGNETI, S. Livro que te quero Livro. Rio de Janeiro: Nódica, 1996, p. 23.

COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000. 159p.

SAWULSKI, V. Fruição e / ou aprendizagem através da Literatura Infantil na escola 1.2002<
htpp: /www.cce.ufsc.Br/^neitezel/literaturainfantil/verena.htm.>abril 2003

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.

http://www.sitedeliteratura.com

2 comentários:

  1. Oi, flor!

    Só o da foto é da Flora, o que uso é Capicilin. Isso tá bem explicadinho no post de feed-back. Dá uma olhada lá!

    Beijo

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  2. Oi lindona!
    Desculpa a demora..mas brigada pela visita viu?!?!?!
    Te espero mais vezes!
    bjos

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